jeudi 24 mars 2016

A construçao do olhar

     Olhar é uma condição humana, mas o entendimento, por este mesmo olhar, é uma busca eterna, algumas vezes fascinante e desgastante. É fascinante porque a contemplação da beleza do mundo encanta e nos emociona. O desejo de aprofundar no desconhecido, leva-nos em direção ao outro e nos impulsiona a transformar tudo o que estamos acostumados a ver. Os homens são parte do mundo e desenvolvem-se com as coisas do mundo, eles estão lá para serem tocados, sentidos e vistos.
   "Ser e aparecer se coincidem. Os seres vivos são sujeitos e objetos, percebem e são percebidos ao mesmo tempo ", diz o filósofa Hannah ArendtO outro que me olha é o que me faz existir. Na verdade, o olhar dos outros é um espelho que nos reflete uma imagem da nossa aparência e que nos coloca face a face ao nosso corpo. 
Mas, o corpo que observa também é observado. Este corpo que olha é visível ... " também pode ver e se identificar com aquilo que vêem (...). Ele se vê vendo, tocando o que toca, é visível e sensível para si mesmo. "

                                                         Rosane de Andrade 

        Fotografia e exotismo, olhares sobre os corpos brasileiros , Paris, l'Harmattan 2015. p.17  

********************************

    Regarder fait partie de la condition humaine et, pour comprendre cela, par ce regard même, il faudra suivre une recherche « éternelle », à la fois fascinante et épuisante. Elle est fascinante parce que la contemplation de la beauté du monde nous enchante et nous passionne. Le désir de plonger dans ce qu’il y a d’inconnu nous conduit à l’Autre et nous pousse à transformer tout ce que nous sommes habitués à voir. Les hommes font partie du monde et se développent avec les choses du monde. Ils sont là pour être touchés, sentis et vus.
      « Être et apparaître coïncident. Les êtres vivants sont sujets et objets – apercevant et étant aperçus en même temps », affirme la philosophe Hannah Arendt.[1] 
   Le regard des autres sur nous est ce qui nous fait exister. En effet, le regard de l’autre est un miroir qui nous renvoie une image de notre apparence et qui nous met face à notre corps. Mais le corps qui observe est aussi observé. Ce corps, à la fois voyant et visible, « peut aussi se regarder, et se reconnaître dans ce qu’il voit (…). Il se voit voyant, il se touche touchant, il est visible et sensible pour soi-même »[2].


                                                                                                  Rosane de Andrade
               extrait du livre "Photographie et exotisme, regards sur les corps brésiliens" pg. 17                                                                                                                          


[1]Arendt, Hanna, La vie d’esprit, penser, vouloir, juger, Rio de Janeiro, Éditions Relume Dumara, 1992, p. 20.
[2]Merleau-Ponty, Maurice, L’œil et l’esprit, Paris, Éditions Gallimard, 1965, p.18.



Aucun commentaire: