Quando eu cheguei na France meu projeto era simplesmente fazer uma tese sobre cabeças negras ou melhor sobre a estética da cultura afro-brasileira. Meu olhar estava focalizado na populaçao brasileira. Na verdade, sair do lugar de origem e locomover-se para outras lugares muda toda a noçao do "EU" que existe em nossos imaginario, nosso olhar sobre o outro é uma projeçao e eu queria saber mais da minha propria historia: historia das pessoas do Brasil, a sua imagem e sua iconografia. A invençao do mundo foi elaborada pela fotografia e eu queria saber mais sobre a genealogia do olhar sobre os ditos "diferentes" e de terras distantes. Distante da "minha terra" eu percebi que este outro que eu buscava na fotografia, na antropologia, na arte, este outro é simplesmente EU - e esta consciência me conduziu a um caminho - SER. Por isto elaborar uma exposiçao é uma maneira de desnudar-se de todos os olhares do mundo, expor-se com a alma totalmente nua.
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Quand
je suis arrivée en France, mon projet de thèse portait sur les « Têtes
Noires », plus précisément sur les coiffures ou l’esthétique de la beauté
afro-brésilienne. Mon regard était focalisé vers un seul point : la
population au Brésil. En effet, mon déplacement a changé toute la notion du Moi qui existait dans mon imaginaire. Je
me suis aperçue que ce regard sur l’autre était une projection, et que je
voulais en savoir plus sur ma propre histoire : l’Histoire des gens du
Brésil et son iconographie, l’invention du monde par la photographie ou même la
généalogie du regard sur l’Autre. Éloignée de « ma terre », je me
suis aperçue que cet autre, que je
recherchais dans la photographie, dans l’anthropologie et dans l’art, c’était
tout simplement moi – et cette conscience de Moi m’a conduite vers une nouvelle
recherche – le Soi. C'est vrai , réaliser une exposition c'est un déshabillent de tous les regards du monde et s'exposer avec l'âme nue.
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